PARACENTESE DOMICILIAR
conforto ao paciente quando mais precisa
Para decisões médicas bem informadas
Escolher o Serviço de atendimento médico domiciliar ideal é uma decisão importante e pode fazer a diferença na sua experiência com atendimento domiciliar. Antes de solicitar nossos serviços, verifique se entendeu todos os aspectos do que oferecemos. Para facilitar, compilamos uma lista de perguntas e respostas para que você possa entender melhor o que fazemos. Confira algumas das perguntas e entre em contato conosco hoje mesmo!
A paracentese guiada por ultrassom é segura?
A paracentese guiada por ultrassom é um procedimento em que a inserção da agulha ou do tubo fino (cateter) na cavidade abdominal é realizada com o auxílio de uma imagem de ultrassom em tempo real. Esse método é considerado seguro e é geralmente preferido pelos médicos, pois oferece maior precisão na localização do local de inserção e minimiza os riscos de perfuração intestinal e outros danos aos órgãos adjacentes.
A paracentese guiada por ultrassom também reduz a probabilidade de que o médico insira a agulha em uma veia ou artéria, o que pode causar sangramento excessivo. Além disso, o uso de ultrassom permite ao médico visualizar a quantidade de fluido na cavidade abdominal e evitar a remoção excessiva, o que pode causar complicações.
Em resumo, a paracentese guiada por ultrassom é considerada um procedimento seguro e eficaz, mas como com qualquer procedimento médico, existem riscos e benefícios que devem ser discutidos com o médico antes do procedimento. O sucesso e segurança do procedimento dependem da habilidade e experiência do médico que o realiza.
É seguro realizar a paracentese em ambiente domiciliar?
Assim como em ambiente hospitalar, a paracentese domiciliar é realizada com técnica de assepsia total para evitar infecção. O procedimento é feito guiado por ultrassom, mitigando o risco de perfuração não alvo. Após a paracentese, o paciente pode ter quadro de hipotensão, por isso, deve ser avaliado previamente para verificar a possibilidade da realização do procedimento em ambiente domiciliar e a quantidade de líquido que pode ser retirado com segurança. Para contornar casos raros de hipotensão, a equipe sempre dispõe de medicamentos específicos.
Paracentese quantos litros?
De maneira geral, são retirados o máximo de 50-70 ml por quilo do paciente. Por exemplo, paciente com 50 kg, retira-se 2,5 à 3,5 litros no máximo.
Paracentese diagnóstica
Quando apenas diagnóstica, são retirados apenas cerca de 40 mL, a fim de encaminhar para análises que ajudarão no diagnóstico da causa da ascite (liquido intra-abdominal).
Paracentese onde fazer?
A paracentese realizada por ultrassom é feita no maior bolsão líquido abdominal caracterizado, sempre atentando para evitar vasos da parede abdominal e alças intestinais. O uso de ultrassom dá muito mais segurança e efetividade à paracentese.
Paracentese dói?
O procedimento é realizado com anestesia local (aquela de dentista), então sente a picadinha da agulha fina. São utilizadas agulhas bem finas e curtas a fim de não gerar dor. O alívio gerado pela paracentese, na grande maioria das vezes, suplanta a "picadinha" do procedimento.
Paracentese contra indicações?
Discrasias sanguíneas muito elevadas e paciente em estado terminal (muito fraco para qualquer procedimento).
Paracentese evacuadora
É a paracentese de alívio, realizada a fim de retirar a maior quantidade possível de líquido intra-abdominal para melhorar os sintomas da distensão abdominal (ex.: peso, não conseguir comer, empachamento, etc).
Cuidados após paracentese
A paracentese pode determinar hipotensão nas primeiras horas após. Sugere-se cuidar ao levantar e se alimentar e hidratar bem.
Paracentese técnica
Deve ser realizada com técnica totalmente estéril, com rigorosa assepsia, antissepsia, colocação de campos e aventais estéreis, alem de todo material específico. Deve ser realizada guiada por ultrassom, para reduzir o risco de perfuração inadvertida de vasos e alça intestinal, o que pode ser fatal.
Paracentese vazando
Pode-se realizar algumas manobras: compressão local por meia hora, curativo compressivo com bloco de gazes, esvaziar mais o liquido intra-abdominal ascite (para reduzir a pressão interna que faz vazar), ponto cutâneo, entre outras.
Paracentese albumina
É realizada após retirar bastante líquido intra-abdominal, geralmente acima de 5 litros.
Paracentese particular valor
O serviço que propomos aos nossos pacientes é de grande valor agregado, com cuidado integral, atendimento humanizado e acolhedor. O paciente que precisa da paracentese está em momento de debilidade e deve ser tratado com muita empatia. O atendimento domiciliar para esse procedimento é muito desejável para o paciente, que se sente respeitado, o que muitas vezes não acontece no hospital, devido à demora e atendimento meramente protocolar impessoal.
O convênio cobre?
O procedimento é realizado de forma particular. Caso o convênio tenha reembolso, pode solicitar junto a operadora por meio da nota fiscal do procedimento. Oferecemos o suporte necessário para isso.
Mais dúvidas? Pode falar, entre em contato! Obrigado!
Referência Bibliográfica
- Machado DO, lagni VB, Kalil MB, Mestriner RJSM, Coelho RP, Mahmud SJ.Paracentese de alívio no domicílio: uma prática assistencial possível. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2020;15(42):2278. https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2278
-Ota KS, Schultz N, Segaline NA. Palliative Paracentesis in the Home Setting: A Case Series. Am J Hosp Palliat Care. 2021 Aug;38(8):1042-1045. doi: 10.1177/1049909120963075. Epub 2020 Sep 30. PMID: 32996326.
-Wang J, Khan S, Wyer P, Vanderwilp J, Reynolds J, Bethancourt B, Ota KS. The Role of Ultrasound-Guided Therapeutic Paracentesis in an Outpatient Transitional Care Program: A Case Series. Am J Hosp Palliat Care. 2018 Sep;35(9):1256-1260. doi: 10.1177/1049909118755378. Epub 2018 Feb 5. PMID: 29400065.